PRIMEIRA VEZ NA COMIC CON PORTUGAL

janeiro 14, 2018
Este post já vem ligeiramente atrasado. Quer dizer, «atrasado» é favor, visto que a Comic Con decorreu entre os dias 14 e 17 de Dezembro, ou seja, já passou um mês. Mas, uma vez que compareci ao evento e ainda tenho vontade de escrever sobre ele, decidi fazer esta publicação.

Estive presente no evento apenas dois dias: o primeiro, 14 de Dezembro, quinta-feira, e o último, 17 de Dezembro, domingo. Já iria estar no evento no último dia uma vez que já estava prevista a minha presença por motivos profissionais, só que, entretanto decidi concorrer num passatempo (do qual fui vencedor) e acabei também por ir no primeiro dia.

A CALMA DO PRIMEIRO DIA
Assim que se entra no evento, somos conduzidos por uma série de posters e stand-ups de diversos filmes até ao Artist's Alley, onde estão concentrados uma série de ilustradores e designers e onde é possível adquirir os seus trabalhos.

Depois podemos conhecer a Área de Exposição: um gigantesco pavilhão onde estão reunidas diversas lojas de produtos relacionados com a cultura Pop: funko pop, t-shirts, mangás, bandas-desenhadas...

Num outro pavilhão estão todos os expositores relacionados com cinema e TV. Um deles era relacionado ao filme "A Liga das Justiça", outro ao "Tomb Raider". Era também possível visitar um espaço do canal TV Séries onde era possível tirar fotografias com elementos das séries "Outlander", "Vikings", entre outras famosas produções transmitidas pelo canal. Para além dos expositores das séries "Guerra dos Tronos", "A Teoria de Big Bang" e "The Walking Dead", havia, ainda, uma área com cerca de 500m² dedicada à franquia "Star Wars".


Num terceiro e quarto pavilhões estavam localizadas as áreas de gaming e restauração. Admito que pouco ou nada frequentei estas áreas, pelo menos por dois motivos: não sou gamer, nem estou relacionado com nenhum conteúdo desta temática, e, como levei o lanche na mochila, não precisei de me deslocar a esta área.

Neste primeiro dia, dediquei-me a ver e a fazer todas as experiências que os stands de cinema e TV proporcionavam. Por ser uma quinta-feira, tinha praticamente a certeza que seria um dia calmo e daria para conseguir ver e fazer tudo.

Mas de uma coisa eu tinha a certeza: a autora Claire North havia sido confirmada no evento e eu queria mesmo conhecê-la e autografar os meus exemplares das suas duas obras publicadas em Portugal. E consegui. Às 17h00 diriji-me à zona dos Autógrafos de Comics & Literatura para conhecer a autora. Apesar do atraso, a autora foi extremamente simpática e aceitou conversar um pouco sobre as suas obras. Quando questionada sobre a possibilidade de filmar uma pequena mensagem para o canal aceitou imediatamente.


Os meus objetivos para este dia tinham sido concretizados depois desta pequena conversa com a autora. Já tinha visto tudo aquilo que queria, já tinha as minhas cópias autografadas, já podia afirmar que a missão havia sido cumprida.



O DOMINGO FOI DE CORRERIA, MAS NO FINAL TUDO DEU CERTO
O dia começou bem cedo. Entrei no recinto imediatamente após a abertura, às 10h00, e, ao contrário do que tinha acontecido no primeiro dia, neste já havia imensa gente. Até cerca das 12h30 estive com o V-Man a interagir com os cosplayers e a fotografar a personagem no evento.


Assim que o trabalho terminou fui imediatamente tirar fotografia com a Daniel Ruah no photobooth com a atriz, que foi extremamente simpática. Segui para a apresentação especial do filme "Tomb Raider" e após a exibição da mensagem especial da Alicia Vikander saí para ir para a apresentação dos Youtubers, porém, a fila era enorme e desisti.

Aproveitei a pausa para petiscar alguma coisa e eis que me deparo com uma fila de mulheres vestidas de vermelho. Anunciavam a estreia da série "The Handmaid's Tale" no N Play, e, para que as pessoas pudessem assistir distribuiam postais da série com códigos que ofereciam um mês do serviço da NOS (obviamente que fiquei com um). Depois de uns breves minutos de descanso, fui para o auditório Comics & Literatura para ver a apresentação da autora Claire North.


Durante a apresentação a autora falou sobre as suas obras, o género literário em que as mesmas se inserem, sobre a adaptação cinematográfica de "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August" e sobre o seu enorme desejo de que o livro fosse adaptado para série e não para filme. Durante a sessão a autora revelou também um pouco do seu processo enquanto autora, do caminho percorrido até ser aceite por uma grande editora e, falou, ainda, sobre futuros trabalhos.

No final, aproveitei mais uma vez para conversar com a autora, e entre assuntos descobri que a autora também era Light Designer (ou desenhadora de luz em português), tal como eu. Obviamente que fiquei extremamente contente. Para além de ser a primeira autora estrangeira que conheço, incrivelmente ela tem a mesma profissão que eu.

Enquanto estava na sessão da Claire North estava a decorrer a sessão de autógrafos do autor Clark Greg. Como tinha visto, através das histórias do Instagram, que a Iria Alexandra Cardoso (autora do livro "Equilíbrio 1 - O Despertar") estava na fila, acabei por lhe pedir que trouxesse um autógrafo do ator de "Agents of S.H.I.E.L.D" para mim. Confesso que sou um bocado poser nestas coisas: sou extremamente fã do universo cinematográfico da Marvel, mas, já tentei diversas vezes ver a série e acabo sempre por adormecer.

Assim que saí da apresentação da Claire North, fui para a apresentação da Daniela Ruah. Já tinha tirado fotografia com a atriz, mas nunca tinha tido oportunidade de a ouvir falar sobre a sua experiência profissional. Como presumi que em algum momento do seu painel esse assunto seria abordado, decidi ir ver.


Foi no final do painel da atriz que me encontrei com a Iria. Ela tinha conseguido autógrafo do Clark Gregg para mim. Naquele momento a Iria estava à procura da Inês Botelho (autora da trilogia "O Ceptro de Aerzis") - a sua trilogia havia-lhe introduzido o mundo da fantasia e a Iria queria muito conversar com ela e autografar as suas cópias. Percorremos todo o recinto todo e não a encontramos, até que eu, já em situação de desespero, entrei no Facebook e enviei mensagem à autora. Mas, assim que carreguei no botão de enviar, a Iria olhou para o lado e deparou-se com a escritora. Fomos imediatamente para a fila, e escusado será dizer que a Inês Botelho foi extremamente simpática e acessível (aproveitei para lhe pedir desculpa pela mensagem que tinha enviado momentos antes).


Antes do painel do Clark Gregg tive novo encontro com a Daniela Ruah. Aproveitei a sessão de autógrafos (nuns meros dez segundos) para dizer à atriz portuguesa o quanto a adoro e como ela é uma referência para mim. Enquanto ela assinava partilhei com ela que, quando era mais novo, costumava ver os spots publicitários da SIC onde era anunciada a exibição da série "Investigação Criminal: Los Angeles" - não perca, esta noite, Investigação Criminal, com a atriz portuguesa Daniela Ruah, só na, SIC - e como ficava acordado até tarde só para a ver e, incrivelmente, sempre que eu via ela nunca aparecia. Demos uma enorme gargalhada juntos, e de seguida o seu manager pediu-me desculpa e disse-me que tinha que seguir.

Após este breve momento, seguimos para a apresentação do Clark Gregg, onde fui completamente surpreendido. Apesar de adormecer a ver "Agents of S.H.I.E.L.D", já o tinha visto em diversos filmes da Marvel, e como fã deste universo, queria ver o painel do ator (uma vez que podiam ser reveladas coisas sobre o novo filme d' "Os Vingadores" e eu tinha que estar lá para saber)!

Durante o painel, o ator mostrou ser incrível! Disponibilizou-se a responder a todas as perguntas e, quando questionado sobre a possibilidade de um abraço, saltou do palco para abraçar a fã. Durante o painel, o ator falou sobre a sua personagem, Agent Coulson, sobre o futuro da mesma, e ainda aproveitou para revelar algumas das coisas que o estavam a fascinar em Portugal.

No final do painel, o ator ainda se disponibilizou para tirar fotografias com alguns fãs, apesar de ter sido imediatamente retirado do local por seguranças. Eu decidi esperar que o ator saísse do auditório na esperança de conseguir uma fotografia com ele, e consegui! A Comic Con não podia ter acabado melhor.


Para além destes momentos acabam por chegar a casa cheios de merchandising das séries, desde pins, posters, sacos, t-shirts, fotografias, entre muitas outras coisas... por isso, recordações não vos faltam.

No geral, fui surpreendido. Nunca tinha ido à Comic Con e adorei a experiência. As horas passadas no evento provocam a sensação de um mergulho num mundo paralelo onde a cultura pop é o centro das atenções. Por outro lado, fui desiludido pela quantidade de expositores relacionados com cinema e TV. Tirando isso, foi uma experiência que quero  repetir, sem sombra de dúvida.

1 comentário:

Com tecnologia do Blogger.