COCO | OPINIÃO

novembro 23, 2017
No passado dia 18 de Novembro tive a oportunidade de comparecer à antestreia do novo filme da Disney•Pixar, "Coco".

Na minha opinião o último filme, efectivamente bom, que a Pixar lançou foi "Inside Out: Divertida-mente", e depois de assistir "A Viagem de Arlo", "À Procura de Dory" e "Carros 3", admito que não sabia o que esperar desta nova produção do estúdio.

Para me preparar, decidi visionar todo o material que havia sido divulgado sobre o filme, onde é possível conhecer Miguel, um rapazito que tem o sonho de ser músico, como Ernesto de La Cruz, mas infelizmente, devido ao seu tetravô (que era músico) ter abandonado a sua companheira, a música foi banida da família. Decidido a perseguir este seu sonho, no Dia de Los Muertos, Miguel invade o jazigo do cantor Ernesto de La Cruz, mas assim que toca a sua guitarra algo acontece.


Este filme é extremamente importante por dois motivos (pelo menos): o primeiro, por destacar o México e a sua cultura, o que acho que, devido à situação política americana é, de certa forma, provocador por parte do estúdio trazer o povo mexicano para o primeiro plano e contar uma história que abraça a sua cultura.

O segundo motivo é por abordar de uma forma muito simples (e direta) o tema da morte, que, infelizmente, ainda é uma tema extremamente tabu, especialmente quando exposto às crianças. Este filme consegue centrar-se nesse tema e explicar às crianças "o que é a morte", e a relação que podemos ter com aqueles que já partiram.

Numa outra fase, e também devido à questão social que vivemos atualmente, o filme também mostra o quão importante é o apoio familiar. Infelizmente, hoje em dia, os jovens tendem a, cada vez mais, a ter uma relação mais distante com as suas famílias, e em "Coco" podemos ver, perfeitamente, que é muito importante os pais (e os outros familiares) compreenderem/apoiarem as decisões e os sonhos dos filhos, porém, os filhos também devem assimilar os conselhos dos familiares.


Sempre que vemos o nome da Pixar relacionado com um filme, temos, de imediato, a certeza que vamos ser deslumbrados, e "Coco" não desilude. Apresenta uma narrativa bastante sólida, é visualmente surpreendente, e é impossível não nos deixarmos seduzir pela maravilhosa banda sonora.

Normalmente, a morte está associada a algo obscuro, como por exemplo cemitérios, esqueletos, caveiras e criaturas fantásticas, mas neste filme, é apresentada como algo natural, e o filme associa-a a coisas que nos remetem para o contrário, coisas felizes - cores vibrantes, muita música, e muita alegria.


Como tem sido habitual nas últimas produções da Disney, perto do final, a narrativa sofre uma reviravolta inesperada, e este filme não foi excepção, porém, para aqueles que estão familiarizados com a estrutura do argumento destes estúdios vai, provavelmente, antecipar a mesma.

Apesar disso, "Coco" não é de todo um filme constante. O momento inicial, como é costume, é um momento de apresentação e preparação para o que se vai suceder. Depois dessa "introdução", o filme envolve-nos e conduz-nos para um mundo (que faz parte do nosso imaginário) completamente imprevisível, onde tudo é possível, e é esse o factor que nos mantém completamente atentos a todos os detalhes. Há momentos completamente arrebatadores, que nos fazem chorar até que se esgote toda a água do nosso corpo. Momentos tão simples e tão bonitos que me levaram às lágrimas (algo que é extremamente raro).

Por fim, devo dizer-vos que recomendo muito este filme. Certamente que as crianças não vão entender tudo aquilo que virem, há muitas piadas que apenas os adultos entenderão, mas, é um filme muito bonito, mesmo muito bonito, perfeito para uma tarde de cinema com os mais novos. É daqueles filmes que justifica uma ida ao cinema em família.

2 comentários:

  1. Não me consegui concentrar a ler a opinião a partir do momento que disseste que não gostaste da “A viagem de Arlo”!

    ResponderEliminar
  2. Estou muito curiosa com este filme, visto que não tem sido assim muito explícito o tema que se trata nos teasers que passam na tv!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.